quarta-feira, 10 de abril de 2013

QUESTÃO DE PROVA - LEI 12.608/12


 Todo dia irei postar uma questão de prova, NO PADRÃO UERR, e somente no final do dia postarei o gabarito. Comentem e discutam a questão a fim de enriquecer o debate.

QUESTÃO DE PROVA

De acordo com a Lei nº 12.608/2012, assinale a alternativa INCORRETA:
  1.  É dever de todos os entes federativos adotar as medidas necessárias à redução dos riscos de desastre.
  2. A incerteza quanto ao risco de desastre não será impedimento para a adoção das medidas preventivas e mitigadoras da situação de risco. 
  3. É diretriz da PNPDEC a atuação articulada entre todos os entes federativos para redução de desastres e apoio às comunidades atingidas; 
  4. É competência dos municípios prover solução de moradia temporária às famílias atingidas por desastres.
  5. A organização Não Governamental MÉDICOS SEM FRONTEIRA não poderá participar do SINPDEC em âmbito municipal, por ser uma organização de caráter internacional.

A afirmativa nº 5 está incorreta. A ONG Médicos sem fronteiras poderá sim participar do SINPDEC em âmbito municipal, pois de acordo com o art.8º, Inc. XV, ao município compete "estimular a participação de entidades privadas, associações de voluntários, clubes de serviços, organizações não governamentais e associações de classe e comunitárias nas ações do SINPDEC e promover o treinamento de associações de voluntários para atuação conjunta com as comunidades apoiadas; 

3 comentários:

  1. professor eu sou aluno no cursinho acadêmico news,eu marcaria a alternativa correta a 5 pelo fato que no art. 10. a lei fala que "é constituído pelas entidades privadas de atuação significativa na área de proteção civil". e a entidade referida é significante para proteção e defesa civil. fale se esta certa a resposta valeu professor

    ResponderExcluir
  2. Olá André. Seu embasamente também é válido.E é a alternativa 5 a incorreta. Atente para o comando da questão. Ele pede a incorreta. Logo sua resposta está certa.
    Também poderíamos citar a CRUZ VERMELHA INTERNACIONAL como otura instituição de forte atuação na temática PROTEÇÃO E DEFESA CIVIL.

    Forte abraço.

    ResponderExcluir
  3. Gostei da questão!
    Professor, tem a possibilidade de elaborar mais questões sobre essa lei?

    ResponderExcluir