segunda-feira, 6 de maio de 2013

ANÁLISE DA RELAÇÃO CANDIDATO/VAGA - CONCURSO CBM/RR



Olá queridos alunos,

Peço desculpas pela minha ausência. Precisei tirar uma semana de férias, a fim de recuperar minhas energias e assim poder ajudá-los da melhor forma possível.Vinha de uma maratona de quase um ano de atividades ininterruptas e esse intervalo de uma semana serviu apenas para reorganizar minha vida.

Mas vamos ao que interessa. O concurso de admissão ao CBM/RR se aproxima.Faltam somente 41 dias para prova de Soldado. Sendo assim intensifiquem os estudos. Não é hora de corpo mole e nem de desculpinhas.

Na semana passada a UERR divulgou a relação candidato/vaga e minha dica é: NEM OLHE PRA ELA. ELA NÃO LHE INTERESSA.NÃO LHE IMPORTA. FAÇA O SEU TRABALHO.ESTUDE.SÓ O QUE É IMPORTANTE É A NOTA DE CORTE.

Mas sei que dizer isso para o aluno é a mesma coisa que nada. Logo vamos analisar essa relação candidato/vaga.

CURSOS/CARGOS COM INSCRIÇÕES EFETIVADAS CONFIRMADOS Nº DE VAGAS CONCORRÊNCIA
GERAL
MASCULINO
  Soldado BM do QPCBM de Roraima - Capital 3697 102 36.24
  Soldado BM do QPCBM de Roraima - Interior 883 25 35.32
FEMININO
  Soldado BM do QPCBM de Roraima - Capital 1319 18 73.27
  Soldado BM do QPCBM de Roraima - Interior 233 5 46.60
totais 6132 150* 40.88

Para um concurso que tem validade de 2 anos, prorrogáveis por mais 2 anos, a concorrência está muito baixa. Se o concurso tem essa validade é porque é lógico que o CBM/RR não pretende chamar somente uma turma. Logo se você for aprovado em uma classificação de até 3 vezes o número de vagas, acredito que suas chances de entrar para o CBM/RR são enormes. Mas seu foco inicial deve ser estar dentro das vagas, porque é isso que vai garantir a obrigação do Estado de Roraima em lhe nomear.Além disso, é tudo expectativa.

Outra questão importante a ser levantada é que muita gente tem dificuldade em química e física, inclusive eu, e acredito que esse tenha sido um fator desmotivador e que levou o número de inscritos para baixo.Logo não fique tão preocupado se você é muiiiiiito ruim nessas disciplinas. A maioria também é. Mas é ai que está o pulo do gato. ESSAS DISCIPLINAS SÃO UM DIFERENCIAL.Portanto, se você conseguir um bom desempenho nelas, estará na frente de muita gente mesmo. MINHA DICA É: FAÇA MUITOS EXERCÍCIOS.

Achei muito interessante a quantidade de mulheres que estão concorrendo as vagas. 1319 para 18 vagas, relação de 73,27 por vaga. E sorte dos homens que tem vagas separadas para homens e para mulheres, porque a realidade que tenho visto nos cursinhos é de muitas mulheres estudando com dedicação , logo se a concorrencia fosse geral para o número total de vagas, acredito que as mulheres iriam dominar.

CONCLUSÃO

Concorrência baixa, concurso com validade longa, logo dedique-se pois esta é uma grande chance de VOCÊ conseguir a sua tão almejada estabilidade.

DICA DE OURO

FAÇA MUITOS EXERCÍCIOS. NÃO ADIANTA MAIS PERDER TEMPO EM TEORIA.AGORA É EXERCÍCIO.EXERCÍCIO E EXERCÍCIO.

Um abração

Professor Fortunato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário